Sobre o Plano
O Plano de Segurança Viária do Estado de São Paulo (PSV-SP) organiza a estratégia estadual para reduzir mortes e lesões no trânsito. Construído de forma colaborativa, está alinhado aos compromissos da ONU e ao Pnatrans, com diretrizes, metas e ações que orientam o Estado e apoiam os municípios.
Mais que um documento técnico, o PSV-SP é um compromisso coletivo: coloca a vida no centro das políticas públicas e aponta caminhos para que nenhuma morte no trânsito seja aceitável. Participe e colabore com o Plano.
Participar da Consulta Pública
Sistema Seguro e Visão Zero

E se nenhuma morte no trânsito fosse aceitável?
Por muito tempo, enxergamos colisões e atropelamentos como “acidentes” inevitáveis. Hoje, sabemos que essas tragédias podem ser evitadas.
Duas ideias orientam essa mudança: Visão Zero, que estabelece a meta de nenhuma morte ou lesão grave no trânsito, e o Sistema Seguro, que reconhece que pessoas erram, mas defende um sistema projetado para que esses erros não custem vidas.
Essa abordagem guia o Plano de Segurança Viária de São Paulo, que torna a segurança viária um compromisso permanente do Estado. Na prática, isso significa ruas mais seguras para todos, veículos modernos, fiscalização eficiente e educação contínua.
O objetivo é claro: usar dados e ações coordenadas para reduzir vítimas no trânsito e consolidar a segurança como prioridade máxima em São Paulo.
Princípios do Sistema Seguro
Nenhuma morte no trânsito é aceitável
Toda morte ou lesão grave revelam falhas no sistema. Ruas, veículos e leis devem nos proteger as pessoas, mesmo diante de erros.A responsabilidade é compartilhada
A segurança é dever de todos: governos, engenheiros, motoristas, ciclistas e pedestres. Cada um tem papel no sistema.Os seres humanos cometem erros
Erros são inevitáveis. Ruas, veículos e leis precisam ser planejados para reduzir suas consequências e evitar tragédias.A gestão da segurança no trânsito é integrada
Um trânsito seguro depende da integração entre saúde, transporte e educação, com decisões baseadas em dados e evidências.Os seres humanos são vulneráveis
O corpo humano tem limites. Veículos devem respeitar essa condição, sobretudo em relação a pedestres e ciclistas.O sistema é resiliente a falhas
A segurança é feita em camadas: ruas, veículos, leis, fiscalização e educação. Se uma falha, as demais evitam mortes e lesões graves.Compromisso
Década de Ação 2021-2030 e Pnatrans
O PSV-SP está alinhado à Segunda Década de Ação pela Segurança no Trânsito da ONU, que reúne governos e organizações de todo o mundo para reduzir pela metade as mortes e lesões no trânsito até 2030.
Também segue o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), que adapta esse compromisso global para a realidade brasileira e orienta estados e municípios na adoção de medidas efetivas.
Esse alinhamento fortalece a cooperação entre instituições, orienta investimentos e políticas públicas, e consolida a preservação da vida como prioridade.

Evolução dos óbitos nos municípios entre 2021 e 2024

Fonte: Infosiga (dados abertos - maio/2025)
Panorama do estado de São Paulo
As diretrizes deste Plano se baseiam em uma análise criteriosa de dados. Para compreender a dinâmica dos sinistros de trânsito no estado, foram utilizados os registros do Infosiga, sistema que reúne informações da Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Rodoviária Federal. Esses dados são complementados por bases do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), do IBGE e do Sistema Único de Saúde (SUS).
A análise dos registros mais recentes aponta tendência de aumento nas mortes no trânsito em São Paulo. O mapa mostra essa evolução entre 2021 e 2024: embora algumas regiões tenham apresentado estabilidade ou redução, a maioria registrou crescimento. Esse cenário reforça a urgência de fortalecer as políticas de segurança viária em todo o estado, com atenção especial aos grandes centros urbanos, onde se concentra o maior número de fatalidades.
Estimativa de vidas salvas
As análises permitem traçar um panorama da situação atual e apontar caminhos para avançar. O gráfico apresenta dois cenários até 2030:
- Na tendência do cenário atual, a taxa de mortalidade voltaria a crescer, chegando a 16,5 óbitos por 100 mil habitantes.
- Com a implementação do PSV-SP, em consonância com o Pnatrans e a Década de Ação da ONU, projeta-se redução contínua.
A diferença entre esses cenários representa a preservação estimada de 19.193 vidas até 2030, número superior à população de muitos municípios paulistas.
Taxa de óbitos por 100 mil habitantes por ano – real, projetada a partir do cenário atual e da meta.

Fonte: Óbitos do Infosiga (conforme publicação dos dados abertos de maio de 2025); População do IBGE – Estimativas para o TCU (2025).
A Estrutura do Plano: dos Princípios à Ação

O PSV-SP se apoia no conceito de Sistema Seguro, que cria camadas de proteção para reduzir riscos e salvar vidas. Essas camadas estão organizadas em oito eixos estratégicos, inspirados em experiências bem-sucedidas no Brasil e no mundo.
Os eixos seguem as diretrizes do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans) e são orientados por duas ideias centrais que atravessam todas as frentes: o controle da velocidade, considerado a base para qualquer política de segurança viária eficaz, e a modernização das leis e normas, necessária para dar respaldo legal e institucional às mudanças propostas.
Cada eixo tem objetivos claros, que se desdobram em ações práticas, reunidas no quadro de ações do plano. Essas propostas foram discutidas em oficinas intersetoriais, analisadas por especialistas, validadas pelo Comitê Executivo do PSV-SP e agora estão disponíveis para consulta pública. Esse processo garante que o plano seja tecnicamente consistente, representativo e construído de forma participativa.
Dessa maneira, os eixos e o quadro de ações transformam a visão do Plano em realidade, reforçando o compromisso do Governo de São Paulo com a preservação da vida no trânsito.
Eixos estratégicos
Gestão da segurança viária
Definir responsáveis e acompanhar resultados de forma contínua. União entre Estado e municípios para ações que salvem vidas.Gestão da informação
Unificar e qualificar dados sobre sinistros para identificar locais e comportamentos de risco, direcionar investimentos e avaliar resultados.Vias seguras
Planejar ruas que reduzam a velocidade naturalmente, com travessias seguras, calçadas acessíveis e ciclovias em todo o Estado.Educação
Inserir o tema no currículo escolar, capacitar gestores e profissionais e reforçar padrões de formação de condutores para valorizar a vida.Comunicação
Conectar políticas ao cidadão por meio de campanhas, dados e linguagem padronizada. Mostrar que mortes são evitáveis.Fiscalização
Combater comportamentos de risco como excesso de velocidade, álcool e celular ao volante. Com tecnologia, tornar a fiscalização mais eficiente.Veículos seguros
Incentivar frotas mais seguras, inspeções e atenção especial às motocicletas para proteger usuários.Atendimento às vítimas
Fortalecer a rede de atendimento, garantindo resgate rápido, reabilitação e cuidados estruturados que reduzam sofrimentos.Construção do Plano

O PSV-SP nasceu de um amplo processo de colaboração. Sua base foi construída em oficinas de trabalho com especialistas de diversas secretarias e órgãos estaduais que integram o Sistema de Trânsito de São Paulo (Sistran-SP). O trabalho ocorreu em três etapas: primeiro, um alinhamento sobre os princípios do Sistema Seguro; em seguida, o levantamento das ações já existentes; e, por fim, a proposição de novas iniciativas.
Para garantir o compromisso e a seriedade do projeto, foi criado o Comitê Executivo, formado por secretários executivos do governo estadual e pelos presidentes do Sistran-SP e do Detran-SP. Esse comitê acompanha as decisões, delibera sobre o plano e mobiliza os grupos de trabalho em seus órgãos, assegurando engajamento político de alto nível e garantindo que o plano seja efetivamente implementado.
O diálogo com os municípios também foi uma prioridade. Foi realizado um encontro para ouvir suas necessidades e iniciar uma parceria contínua, consolidando a segurança viária como pauta permanente entre o Estado e as cidades.
Agora é a sua vez: Participe da Consulta Pública
A versão atual do Plano é aberta ao diálogo. Técnicos, gestores, sociedade civil e cidadãos podem analisar o documento, sugerir prioridades e enviar propostas para seu aperfeiçoamento. Mais que uma etapa formal, esta consulta consolida o Plano como um compromisso coletivo. A segurança viária é responsabilidade de todos, e sua participação é essencial para construir um trânsito em que nenhuma morte seja aceitável.
Anote as datas:
- Consulta Pública online: de 18 de setembro a 19 de outubro de 2025.
- Audiência Pública presencial: 07 de outubro de 2025, na sede do Detran-SP.
- Audiência Pública virtual: 09 de outubro de 2025.
Formulário da consulta pública
Contribua enviando suas propostas pelo formulário.
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